A unha quebrou, descascou, borrou, ficou com bolinhas? Ninguém está livre dos imprevistos. Para não ficar na mão, aprenda os truques de expert e resolva rapidinho esses problemas que comprometem o visual.
Encheu de bolinhas
A cor descascou
Quando o esmalte começa a sair, você pode fazer uma emenda passando uma camadinha da mesma cor, mas só se a parte que saiu for pequena. Caso contrário, o jeito é tirar o esmalte. Uma boa dica é levar na bolsa um potinho de lenços removedores que, além de práticos, hidratam unhas e cutículas.
Roí demais, e agora?
Perdeu o brilho
Opacas, as unhas ficam feias e sem graça - a não ser que o esmalte seja fosco e o efeito proposital, claro. Aplique um extrabrilho após o esmalte e sempre que achar que elas estão sem brilho. Além de deixar a cor muito mais viva, ele aumenta a duração do esmalte na unha, acelera a secagem e evita a formação de bolinhas.
O esmalte borrou
As unhas acabam de ser esmaltadas, você vai mexer na bolsa e... Borra! "Pingue uma gotinha de removedor sobre a unha para diluir a parte borrada e arrume delicadamente com um pincel de esmalte limpo com removedor", diz Roberta. Depois da manicure, use um spray secante ou top coat (cobertura finalizadora), que aceleram a secagem, e espere um pouco para secar. Se você é do tipo que não para quieta, pode apelar para um produto inovador: os protetores individuais de unhas. Eles parecem uma viseira em cada dedo e ajudam a deixar o esmalte intacto até secar.
· Antiborrão: Kit de protetor com dez unidades, na Nail Supply, R$ 30*
*Preço pesquisado em junho/2013.
O que fazer...
Com as pelinhas levantadas ao redor das unhasNo dia a dia, hidrate muito bem a região. Isso vai evitar que a pele resseque e levante. Se as pelinhas já apareceram, aplique um creme que seja mais denso por mais vezes, corte-as superficialmente com um alicate e mantenha os dentes longe dos dedos. Além de doer, o machucado deixa um aspecto horrível nas mãos e é porta de entrada para bactérias que podem causar micoses e infamações locais.
Para limpar o esmalte dos cantinhos
Quebrou: Dá para resolver!
Dá uma raiva danada quando você deixa a unha chegar ao tamanho sonhado e... ela quebra! Calma, não é preciso cortar todas bem curtinhas ou mascarar o problema com aquele curativo feio. Para resolver a questão, primeiro tire todo o esmalte. Corte um pequeno pedaço de papel higiênico e fixe-o sobre a parte quebrada da unha usando cola de unha postiça (ou uma supercola, que serve para quase tudo). Ao secar, lixe para o remendo ficar na mesma altura do resto da unha. Em seguida, basta passar o seu esmalte preferido. Você pode até usar removedores à vontade, sem problema.
Dica: Na falta de cola, aplique uma base. Faça tudo da mesma forma, só que, com a base, a duração não será tão longa.
Dica: Na falta de cola, aplique uma base. Faça tudo da mesma forma, só que, com a base, a duração não será tão longa.
Kit resgate: Pedaço de papel higiênico + Cola de unha postiça ou supercola + lixa de unha + esmalte.
Quando não é emergência
Manchadas
Alguns cosméticos, como filtro solar e óleo bronzeador, podem deixar o esmalte mais escuro e até amarelado. Fuja do contratempo protegendo a cor com um top coat. Agora que você já sabe o que pode acontecer, quando for tomar sol, opte pelas cores mais escuras.
Amareladas
Já para as manchas que ficam nas unhas depois que o esmalte escuro é retirado, a saída está na base. Aplique sempre uma ou duas camadas antes de esmaltar.
Quebradiças
Vários fatores podem fazer as garras quebrarem facilmente, como problemas de saúde e o uso frequente de detergentes sem luvas. Para deixá-las mais fortes, siga as dicas:
· Pare de tirar as cutículas, apenas hidrate a região. Além de a pelinha servir como proteção natural, o atrito do alicate na unha pode danificá-la.· Procure manter as unhas no tamanho médio e com pontas arredondadas. Quanto maiores elas forem mais facilmente podem quebrar. Já o formato é uma alternativa para evitar que a pontinha acabe lascando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário